Pular para o conteúdo principal

Espírito de Equipe

Recebemos em nosso e-mail uma mensagem de um leitor que pediu para não identificado e que contássemos o seu caso real com nossas palavras, sem reproduzir o seu texto. Obrigado leitor e vamos contar de nossa forma o seu caso, colocando o fictício nome de "João".

"João" é um excelente profissional, cumpridor de seus deveres, que nunca faltou o trabalho por motivo fútil, é pontual e costuma concluir suas tarefas um pouco antes da hora estipulada, tendo fama de adiantar bastante o trabalho da empresa.

Era um dia normal de trabalho. João estava mais uma vez em sua tarefa quando um dos colegas, o mais extrovertido tenta puxar uma conversa, de início simpática, com o colega.

Colega 1: Oi, João, tudo bem?
João: Tudo.
Colega: Você é um cara legal, trabalhador, gente boa mesmo. mas não sabemos muito de você. Qual é o seu time de futeboll?
João: Eu não curto muito futebol.
Colega 1: O quê? Não curte futebol? Você está brincando!
João: Sério. Eu não sou muito ligado em futebol. Respeito, mas não me interessa.
Colega 1: Mas peraí! Aqui no Rio todo mundo curte futebol.
Colega 2: O quê? João não curte futebol? Tá vacilando! É a melhor coisa que temos aqui! Não há quem não goste!
Colega 3: Acho que é uma pegadinha...
João: Não é não, eu simplesmente não curto. Já disse que eu respeito, mas não me divirto com isso.
Colega 1: Rapaz, você precisa entender certas coisas... Aqui todo mundo tem que gostar. É o que nos une no Rio de Janeiro!
Colega 3: Nem precisa ser o mesmo time que o nosso. Basta torcer por algum.
João: Não me sinto obrigado a gostar de futebol. Não há lei que me obrigue.
Colega 2: Puxa, mas nem um timinho? E a seleção, gosta, Na copa, você gosta!
João: O futebol é o mesmo seja nos campeonatos loais, seja na copa. É hipocrisia desprezar o futebol para gostar em época de copa. Não. Eu não curto futebol! Em qualquer ocasião!
Colega 1: Eu pensava que você era gente boa! Que a gente era amigo...
Colega 3: Você não é patriota? Brasil sem futebol não é Brasil!
Colega 2: Você vai ficar sozinho! Está se isolando, cara!
João: Se amizade depende da adesão a uma forma de lazer ao invés da valorização de caráter, então nada feito. Me deixem em paz que eu tenho que entregar esta tarefa no fim do dia.

Dias depois, o Colega 1 vai ao escritório do chefe.

Chefe: Hoje estou feliz. O trabalho está indo de vento em popa. Estamos cumprindo nossas tarefas e lucrando bastante. Graças a boa equipe que eu tenho.
Colega 1: É chefe, mas temos uma ovelha negra.
Chefe: Como assim? Um infiltrado?
Colega 1: Nada disso, chefe! É o João!
Chefe: O que tem o João? Vocês são bons, mas saibam que ele é o nosso melhor funcionário.
Colega 1: É mas ele não tem espírito de equipe.
Chefe: O que você quer dizer com isso?
Colega 1: Ele não gosta de futebol.
Chefe: É, isso é um problema. Mas se não atrapalha o serviço, eu não me importo.
Colega 1: Mas chefe, hoje o espírito de equipe é muito valorizado nas empresas. E se estende a atividades extra-trabalho. Colega que é colega se une em todas as horas, inclusive nessa.
Chefe. Olha, eu sei que isso é importante. Mas João faz excelente trabalho e não tenho meios legais para puni-lo por causa de gosto pelo esporte. Vá trabalhar e deixe-o em paz.

O Colega 1 sai contrariado da conversa, chateado por não poder punir o colega que achou chato por não ter o mesmo pensamento. Decide tomar uma atitude.

Dias depois, notou que precisava refazer todas as suas tarefas, chegou a ser preso pelos colegas em um banheiro, na hora do almoço, para não voltar ao trabalho em tempo certo, foi alvo de boatos sobre sua forjada queda de desempenho e acabou demitido da empresa. "João" teve o seu trabalho sabotado. Tudo porque sua preferência de lazer não foi bem compreendida pelos colegas que passaram toda a vida acreditando na falsa unanimidade do carioca no gosto pelo futebol.

Felizmente o mesmo e-mail enviado por "João" nos informou que ele arrumou outro emprego, com quase o mesmo salário (um pouco maior até) em uma empresa de menor porte. Como ele sempre foi um excelente profissional e a repercussão do ocorrido não foi convincente (a nova empresa percebeu que a anterior abusou), ele pode voltar ao trabalho. Mas ainda assim, "João" ficou indignado com o ocorrido e pede para que divulguemos este triste acontecimento que comprova que todo fanatismo, a crença em estereótipos e o desrespeito ao direito de não curtir algo popular pode ser altamente nocivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protestos de torcedores fortalecem fanatismo futebolístico

Os protestos organizados por torcedores tem tomado as ruas no último final de semana. É uma medida plausível, admirável, pois alguém tinha que se mexer para mostrar ao tal de Jair Bolsonaro que o povo não quer mais ele presidindo o Brasil. Mas as esquerdas, que sempre adotaram uma postura ingênua em relação ao futebol, tratando-o naquela ladainha de "orgulho nacional", trataram logo de superestimar o fato de serem as torcidas de futebol que estavam organizando os atos, como se isso fosse de extrema relevância para o ato. Esses esquerdistas acabaram se esquecendo que tais torcedores estavam no papel de cidadãos e as torcidas organizadas era apenas um fato a facilitar a reunião desse cidadãos. Poderiam ser membros de um fã clube de uma banda qualquer, praticantes de ioga ou jogadores de video game, que daria no mesmo. Mas para quê superestimar a relação com o futebol e ainda insistir com isso? Na verdade, o episódio está sendo usado pelos esquerdistas para esfreg

Adesão ao futebol comprova conservadorismo das esquerdas

Brasileiro é um povo conservador, em seu todo. Eu sempre percebi isto. Mesmo as esquerdas tem o seu conservadorismo, só que mais moderado que a direita. As esquerdas abrem espaço para ideias mais progressistas, mas há assuntos tratados como "cláusula pétreas" que não podem ser alterados, mesmo que fosse necessária a sua alteração. O futebol é o maior destes assuntos. A natureza não dá altos e o povo brasileiro, tradicionalmente inseguro, prefere se agarrar aquilo que dá certo, mesmo que seja a bobagem mais fútil do mundo. As esquerdas, preocupadas em agradar ao povo, resolveram ser conservadoras em alguns assuntos, pois entenderam que certas zonas de conforto devem ser preservadas. Esta copa já está sendo marcada pelo silêncio daqueles que não curtem futebol. Com o fim da maior comunidade de aversão ao futebol no Facebook e com a adesão maciça da mídia alternativa ao futebol, repetindo feito papagaio o que é falado na mídia corporativa odiada pelos esquerdistas, os não-torced

Quando falam em futebol, esquerdistas impõem visão subjetiva do esporte

Gosto é algo muito pessoal. Diferente do valor cultural, gostar de algo reflete apenas o fato de alguém sentir prazer com determinada coisa. E prazer varia de pessoa para pessoa, o que impede qualquer absolutismo. Não dá para impor uma fonte de prazer a outras pessoas. Cada um que fique com a sua fonte de prazer. Mas no caso do futebol, é claro o desejo de muitos que o seu prazer seja repartido, como numa gigantesca orgia. Quem gosta de futebol detesta saber da existência de quem não curte. O sonho de qualquer torcedor é ver o seu maior prazer convertido em unanimidade para justificar a tola tese de "origem biológica" do hobby. Ou seja,  "quem não curte futebol, bom sujeito não é".  Como leprosos, não-torcedores merecem o isolamento total. Só que não dá para agradar a todos e é inevitável a existência, mesmo minoritária, de pessoas que se recusam a participar desta imensa e barulhenta orgia futebolística. O que tira qualquer tipo de objetividade no discurso de defes