Pular para o conteúdo principal

Jogador de Futebol vs Estudo. Por que valorizamos tanto uma profissão “lazer” e não tanto os profissionais executivos?

NOSSO COMENTÁRIO: O tema deste texto é uma coisa que falo há muitos anos e que tem causado muita polêmica em comunidades sobre futebol, onde os defensores do mesmo arrumam desculpas esfarrapadas para justificar porque verdadeiros trogloditas amansados são excessivamente valorizados afetivamente e financeiramente só porque são capazes de chutar uma mera bolinha em uma rede, coisa que em nada, em nada mesmo, interfere na qualidade de vida do país como um todo, mas que sua valorização sinaliza uma evidente imaturidade do brasileiro que valoriza muito mais futilidades que coisas úteis.

Jogador de Futebol vs Estudo. Por que valorizamos tanto uma profissão “lazer” e não tanto os profissionais executivos? 

Por Felipe Rey Maciel - Blog Words

Você ouviu muitas vezes aquela famoso ditado que diz:  ” Se você não estudar não vai ser nada na vida?”

Pois bem baseando-se nessa ideia vemos uma legião de pessoas estudando, fazendo cursos, se profissionalizando, e muitas vezes não tem uma chance muito boa dentro do mercado de trabalho.Ou se tem é para salários que muitas vezes não são suficientes para a compra de coisas materiais básicas para uma vida mais decente. Hoje em dia com a inflação em evidência, os imóveis estão cada vez com preços mais altos, e também os preços dos automóveis saltaram bastante se compararmos com os preços dos anos 90.

O que deixa-nos um pouco impressionados é a super valorização dos salários de jogadores de futebol, considerados no caso empregados de uma profissão ” lazer”, na qual o serviço é dar espetáculo para as pessoas. Sendo o esporte em maior evidência no Brasil e tendo encerrado o século passado como o maior espetáculo da Terra, creio eu que é justo que se paguem bem para os nossos queridos artistas da bola.Afinal de contas o talento para jogar futebol é um talento raro, e deve ser realmente apreciado já que o futebol só é o maior espetáculo da Terra , porque nós mesmos demos isso a ele. Gostamos de futebol e por isso depositamos bastante dinheiro para ver os espetáculos de futebol e tudo mais.

Agora, fica uma pergunta? Se achamos justo que jogadores de futebol ganhem bons salários, porque não dar uma valorização maior para pessoas que se formaram, fizeram cursos e especializações para serem grandes profissionais dentro de empresas?

Vi uma reportagem uma vez de um garoto que havia feito diversos cursos para chegar a ganhar um salário de R$ 20 mil mensais, será totalmente justo para as pessoas terem que fazer diversos cursos, gastando rios de dinheiro, e sem uma garantia exata de que terão o retorno de seu investimento? Só para o a construção do Estadio do Corinthians o governo abrirá mão de receber quase 400 milhões em impostos.Tudo isso para que haja a Copa do Mundo no Brasil. Será isso justo com as pessoas? E por que não diminuir a carga tributária para que as empresas possam pagar melhores salários para os seus jovens profissionais?  Simplesmente, uma questão para se pensar, e muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Protestos de torcedores fortalecem fanatismo futebolístico

Os protestos organizados por torcedores tem tomado as ruas no último final de semana. É uma medida plausível, admirável, pois alguém tinha que se mexer para mostrar ao tal de Jair Bolsonaro que o povo não quer mais ele presidindo o Brasil. Mas as esquerdas, que sempre adotaram uma postura ingênua em relação ao futebol, tratando-o naquela ladainha de "orgulho nacional", trataram logo de superestimar o fato de serem as torcidas de futebol que estavam organizando os atos, como se isso fosse de extrema relevância para o ato. Esses esquerdistas acabaram se esquecendo que tais torcedores estavam no papel de cidadãos e as torcidas organizadas era apenas um fato a facilitar a reunião desse cidadãos. Poderiam ser membros de um fã clube de uma banda qualquer, praticantes de ioga ou jogadores de video game, que daria no mesmo. Mas para quê superestimar a relação com o futebol e ainda insistir com isso? Na verdade, o episódio está sendo usado pelos esquerdistas para esfreg

Adesão ao futebol comprova conservadorismo das esquerdas

Brasileiro é um povo conservador, em seu todo. Eu sempre percebi isto. Mesmo as esquerdas tem o seu conservadorismo, só que mais moderado que a direita. As esquerdas abrem espaço para ideias mais progressistas, mas há assuntos tratados como "cláusula pétreas" que não podem ser alterados, mesmo que fosse necessária a sua alteração. O futebol é o maior destes assuntos. A natureza não dá altos e o povo brasileiro, tradicionalmente inseguro, prefere se agarrar aquilo que dá certo, mesmo que seja a bobagem mais fútil do mundo. As esquerdas, preocupadas em agradar ao povo, resolveram ser conservadoras em alguns assuntos, pois entenderam que certas zonas de conforto devem ser preservadas. Esta copa já está sendo marcada pelo silêncio daqueles que não curtem futebol. Com o fim da maior comunidade de aversão ao futebol no Facebook e com a adesão maciça da mídia alternativa ao futebol, repetindo feito papagaio o que é falado na mídia corporativa odiada pelos esquerdistas, os não-torced

Quando falam em futebol, esquerdistas impõem visão subjetiva do esporte

Gosto é algo muito pessoal. Diferente do valor cultural, gostar de algo reflete apenas o fato de alguém sentir prazer com determinada coisa. E prazer varia de pessoa para pessoa, o que impede qualquer absolutismo. Não dá para impor uma fonte de prazer a outras pessoas. Cada um que fique com a sua fonte de prazer. Mas no caso do futebol, é claro o desejo de muitos que o seu prazer seja repartido, como numa gigantesca orgia. Quem gosta de futebol detesta saber da existência de quem não curte. O sonho de qualquer torcedor é ver o seu maior prazer convertido em unanimidade para justificar a tola tese de "origem biológica" do hobby. Ou seja,  "quem não curte futebol, bom sujeito não é".  Como leprosos, não-torcedores merecem o isolamento total. Só que não dá para agradar a todos e é inevitável a existência, mesmo minoritária, de pessoas que se recusam a participar desta imensa e barulhenta orgia futebolística. O que tira qualquer tipo de objetividade no discurso de defes